Bem vindo, Camaçari, 18 de Dezembro de 2018

Jovem moradora de Monte Gordo participada de Congressos na Argentina e USP

Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação - Camaçari - 06 de Dezembro de 2018

Franciele Viana ao lado de Ismar Soares, principal nome da Educomunicação no Brasil (Foto: Divulgação)

Ao lado de pesquisadores do Canadá, Itália, Espanha, México, Chile e Argentina, a jovem moradora de Monte Gordo, Franciele Viana (25), formada em Relações Publicas (UNEB) e especialista em Gestão de Politicas Públicas em Gênero e Raça (UNB), apresentou os resultados de sua pesquisa sobre Comunicação e Educação utilizado por jovens na produção de materiais midiáticos autóctones em dois importantes eventos internacionais: o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, realizado na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 11 e 14 de novembro; e na 8ª Conferência Latino-Americana e do Caribe sobre Ciências Sociais, que teve como sede a Universidade de Buenos Aires (UBA) entre 19 a 23 de novembro.

O trabalho foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e desenvolvido enquanto ainda era estudante da UNEB.A pesquisa aborda a produção autônoma de jovens na área de Educomunicação.
Além das apresentações teóricas sobre a  temática de pesquisa, a estudante também expôs os projetos já produzidos por ela, enquanto educomunicadora voluntária, como a Rádio Jovem e o projeto Mudando o Rumo, ambos realizados em Monte Gordo com jovens da localidade.

“Foi um momento enriquecedor de troca de experiências e aprendizado. Estar fora do Brasil falando sobre o que vivemos na Bahia para pessoas de outros países e ter conhecimento de pesquisas sobre a mesma temática é um indício que estou no caminho certo. Retorno para Camaçari com muito mais energia para continuar a pesquisa e colocar projetos em prática em Monte gordo, para que mais jovens tenham as mesmas oportunidades que tive através da Educação”, relatou a estudante.

Clacso 2018 – Buenos Aires – o evento teve 50 mil inscritos de todas as partes do mundo (Foto: Divulgação)

Sobre os eventos

8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais

A 8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais aconteceu em Buenos Aires entre os dias 17 a 23 de novembro. O evento foi organizado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), instituição não governamental ligada à Unesco com atuação em 51 países, e teve palestras, diálogos magistrais e apresentações de trabalhos acadêmicos de estudiosos de 50 países, dentre eles, o importanten sociólogo português, Boaventura Sousa Santos e, o ativista argentino, Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Nobel da Paz em 1980.

8º Congresso Internacional de Comunicação e Educação

O 8º Congresso Internacional de Comunicação e Educação foi realizado entre os dias 12 a 14 de novembro de 2018, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Educadores, pesquisadores, ativistas, estudantes, jornalistas e outros profissionais das Américas, da África e da Europa se encontram para debater o tema “Educação Midiática: práticas democráticas pela transformação social”.

O evento ocorreu vinte anos após a primeira edição, que foi considerada um dos eventos mais importantes na história da área. Desde então, têm ganhado força os estudos sobre a mídia como parte do currículo escolar e os projetos culturais que amplificam a voz de crianças e adolescentes e defendem seu direito à expressão e à cidadania. Essas iniciativas vêm sendo lideradas e apoiadas por agentes da Mídia-Educação e da Educomunicação, dois movimentos que estão ampliando o diálogo e a colaboração entre si.

Outras Notícias:

Camaçari
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
18 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: Camaçari Notícias
18 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: Camaçari Notícias
18 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
18 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
18 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida