Bem vindo, Camaçari, 13 de Novembro de 2018

Veja como conferir se o patrão deposita o FGTS corretamente

Escrito por: Pesquisa Web - Economia - 31 de Agosto de 2018

FGTS deve ser depositado pelo empregador.

 

Trabalhadores com carteira assinada contribuem mensalmente com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), valor depositado pelo empregador. É possível conferir se o patrão está fazendo os depósitos na conta de maneira correta. Informações do R7* Veja como acompanhar os depósitos:

1. Aplicativo
A Caixa Econômica Federal disponibiliza o aplicativo FGTS Trabalhador para facilitar o acesso aos dados do Fundo. O aplicativo permite que o funcionário confira os depósitos feitos pelo empregador, além de atualizar endereço e localizar pontos de atendimento mais próximos.

2. Mensagem de Texto
O trabalhador pode optar por receber mensagens de texto com informações sobre as movimentações da conta do FGTS. Para se cadastrar no serviço, o trabalhador precisa informar o NIS (PIS/Pasep) e a senha cadastrada.

Os avisos informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias. Além disso, o serviço também avisa quando há liberação de saque ou ajustes na conta do trabalhador.

3. Extrato na Internet
Há também a opção de consultar o extrato pela internet. Ao entrar no portal da Caixa Econômica, o trabalhador deve informar o NIS e a senha. Lá, é possível encontrar os dados cadastrais do empregado e do patrão, a data da última atualização do saldo, o saldo e lançamentos na conta.

4. Carta
A Caixa envia uma carta para o endereço do trabalhador informando o saldo da conta do FGTS. O documento é enviado a cada dois meses e, por isso, é importante que o endereço esteja atualizado. A carta só deixa de ser enviada caso o contribuiente opte pelo serviço de mensagem de celular.

O FGTS "foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho". O trabalhador pode utilizar os recursos do fundo em situações como demissão sem justa causa, rescisão por acordo, término do contrato por prazo determinado e na aposentadoria.

O depósito equivale a 8% do valor do salário pago ao trabalhador que seja contratado no regime CLT. Para saber mais informações a respeito do FGTS, acesse o site oficial.

 

Outras Notícias:

Economia
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
12 de Novembro de 2018
 Veja Mais
Economia
Escrito por: EBC
10 de Novembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida