Ciência e Saúde

Nova doença que pode ser transmitida por ratos tem mortes registradas no Brasil

Escrito por Pesquisa Web em 23 de Julho de 2019
[Nova doença que pode ser transmitida por ratos tem mortes registradas no Brasil]

Doença pode ser transmitida por meio de urina, fezes ou saliva de roedores.

Uma nova doença considerada altamente contagiosa teve mortes registradas na cidade de Corumbá, em Campo Grande. Ela teria sido contraída na região de Caranavi, na Bolívia. Segundo a ministra da Saúde do país vizinho, Gabriela Monteño, duas mortes e quatro casos de internação pelo arenavírus foram registrados no país. A doença pode ser transmitida por ratos.

Em nota, a prefeitura de Corumbá informou que os casos foram registrados na Bolívia e que a primeira vítima, o paciente zero, foi um homem de 65 anos. Ele apresentou os primeiros sintomas em 1º de maio e morreu sete dias depois de chegar ao Brasil. Um familiar dele apresentou os sintomas em 29 de maio e a estudante de medicina que atendeu os dois pacientes também começou a apresentar os sintomas.

Durante a transferência da jovem, dois médicos que tiveram contato com as secreções sanguíneas, respiratória e gastrointestinal dela, também foram contaminados. O último contágio foi registrado no profissional que realizou a endoscopia na estudante. Os casos de óbito foram do “paciente zero” e da estudante.

Todos os contaminados apresentaram sintomas semelhantes, como fraqueza e dores musculares, mal-estar e evolução para hemorragia febril. Os quatro pacientes que seguem internados com a doença, estão sob manejo clínico, observação e isolamento.

Conforme dados da Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), os arenavírus fazem parte da família Arenaviridae, compreendendo 25 espécies. Conforme a pesquisa, os hospedeiros, em sua maioria roedores, podem transmitir a doença por meio de urina, fezes ou saliva.

Compartilhe!