![Agravamento da pandemia deve fazer PIB baiano cair no 1º trimestre de 2021, aponta SEI [Agravamento da pandemia deve fazer PIB baiano cair no 1º trimestre de 2021, aponta SEI]](https://lauronoticias.com.br/fotos/noticias/85565/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg?v=840a25dd24613e5)
Passa a vigorar no fim da tarde desta sexta-feira (26), as medidas mais duras de isolamento social em toda Bahia. A determinação é para conter o avanço da Covid-19 no estado. Apenas as atividades essenciais devem funcionar desta sexta até a segunda (1°).
A medida terá início gradual às 17h de sexta, com o fechamento do comércio de rua. Bares, restaurantes e lojas de conveniência com atendimento presencial devem fechar às 18h, os shoppings, galerias e demais centros comerciais às 19h.
Confira o que vai funcionar na Bahia:
Locomoção de pessoas nas ruas - restrita em todo território da Bahia das 20h às 5h, de sexta-feira (26) a segunda (1°). A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência.
Serviço de delivery - poderão funcionar até às 0h, porém, caberá ao dono oferecer transporte aos funcionários que ficarem além do horário do transporte público
Feiras livres - As feiras livres também poderão funcionar, desde que em local aberto e com distanciamento entre as barracas.
Padarias, mercados - podem funcionar no final de semana até às 20h
Venda de bebida alcoólica - proibida das 18h desta sexta às 5h de segunda, inclusive por meio de delivery.
Atividades esportivas coletivas amadoras - proibida enquanto vigorar o decreto.
Atividades com aglomeração - proibidos entre sexta e segunda.
Transportes - Ônibus metropolitanos e o metrô deverão encerrar suas operações das 20h30 às 5h, de sexta (26) a segunda (1º). Já o transporte aquaviário metropolitano (ferry-boat e lanchinhas) funciona até a sexta (26), às 20h30, e retoma a operação somente na segunda (1º) a partir das 5h; portanto, não funciona no sábado (27) e domingo (28). Os ônibus intermunicipais poderão circular normalmente.
Comércio de rua - Fechado entre às 17h de sexta (26) e às 5h de segunda (1º)
Bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e lojas de conveniência - Fechados das 18h de sexta (26) até às 5h de segunda (1º)
Shoppings e Centros Comerciais - Regra determina o fechamento entre às 19h de sexta (26) e às 5h de segunda (1º).
Operação de indústrias - Estão autorizados os serviços necessários ao funcionamento de indústrias, do setor eletroenergético e dos centros de distribuição, bem como o deslocamento dos seus trabalhadores.
Eventos festivos - Cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica estão suspensos até a segunda (1°).